Entrevista de Dilma à Jovem Pan
Dia cinco último Dilma Rousseff concedeu entrevista à Jovem Pan.
Seguem alguns pequenos trechos. Se vocês entenderem por favor traduzam para para mim.
A resposta de Dilma para uma pergunta sobre o racionamento de energia no governo anterior:
1. “Olha, eu acredito que houve um problema genuíno naquelas circunstâncias do passado. Entre 2000, 2001 e 2002, o Brasil visivelmente ficou sem energia…O racionamento de oito meses, ele ocorreu.”
2. “A questão é a seguinte: cumé que um racionamento, a falta de energia que um racionamento implica, ele acontece? Não acontece de um dia para outro, ele acontece porque você não planejou”.
3. “Achava-se que planejar era algo ultrapassado, velho, que não se fazia. É inequívoco que a questão de planejar era um ponto fora totalmente da curva e das expectativas do governo de então”.
4. “Num houve propriamente uma falha ─ houve uma falha, porque tem isso também… Houve uma falha de 8 meses, sistemática”.
5. “Não existia energia… por isso teve de botá cidades às escuras, você não podia ter empresas abrindo novas filiais.”
Um dos comentaristas da Jovem Pan pergunta sobre o atraso nas obras do PAC 1. Dilma emenda:
6. “Nós tivemos vários problemas na execução do PAC. Primeiro porque não existiam projetos no Brasil, né? Nós tivemo que fazê os projetos. Muitas vezes a imprensa até me perguntava assim: vocês não conseguem tirá o PAC do papel! Eu falei não, o problema não é esse, nós temo de botá o PAC no papel pra ele podê saí do papel, porque botá no papel é fazê o planejamento dele, né?”
7. “Acabamo com aquela história de a cada ano ocê licitá e aí dá uma arrumadinha no porto… Nós fizemos contratos de dragagem mais ou menos em quase todos os grandes portos do país… isso significa também que agora ocê tem dagagem (sic), primero cê draga e depois cê contrata a manutenção de quem dragou”.
8. “Voltamo a investi em urbanização de favelas, que é condição procê pacificá áreas em que antes ninguém entrava, nem a polícia, só o tráfigo (sic).“
Voltei!
Vocês entenderam? Numerei. Agora vou tentar interpretar:
1. O Brasil ficou três anos sem energia. Tava tão escuro que dava até pra ver.
2. O racionamento implica em falta de energia. É a causa da falta de energia. O racionamento aconte porque você, que lê este texto, não planejou.
3. Não existia planejamento. O planejamento "era fora totalmente da curva". O planejamento foi inventado no governo Lula, na curva entenderam?
4. Nunca houve uma falha propriamente dita, mas houve uma falha msistemática que durou 8 meses. O racionamento foi uma falha.... (essa é impossível interpretar). Oito meses? Mais um mês e ele dava à luz!
5. O governo Lula inventou a energia! A partir daí pudemos abrir novas filiais de empresas!
6. Os problemas da execução do PAC são decorrência da falta de projetos. É preciso pôr o PAC no papel (elaborar o projeto), para depois ele sair do papel (executar as obras). Elaborar o projeto é planejar, e o planejamento foi inventado no governo Lula, como já interpretado no item "3".
7. É preciso contratar a manutenção da empresa responsável pela dragagem. Mas não com licitações a cada ano!
8. A urbanização das favelas acabou com os problemas de congestionamento!
Interpretei corretamente não é?
Nunca antes na história "destepaiz" tivemos uma candidata tão despreparada!
Dr. Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato
Vice-Presidente
Nenhum comentário:
Postar um comentário