segunda-feira, 19 de julho de 2010

PF indicia 80 pessoas envolvidas em fraude no exame da OAB.

PF indicia 80 pessoas envolvidas em fraude no exame da OAB.


A Polícia Federal indiciou 80 pessoas no inquérito que investiga fraudes na segunda etapa do exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e em concursos públicos de todo o país. Nas últimas semanas, após a operação Tormenta ter sido declarada em 16 de junho, foram ouvidos mais de cem suspeitos de integrar a quadrilha que se beneficiava com o esquema.


A investigação não foi finalizada e nos próximos 40 dias mais cem pessoas serão ouvidas.

A PF descobriu que o grupo fraudou as provas dos seguintes concursos: para auditor fiscal da Receita Federal, em 1994; para agente da Polícia Federal, em 2009; e, mais recentemente, no Exame de Ordem, que acabou sendo cancelado em março deste ano.

Segundo as investigações realizadas até agora, descobriu-se que a quadrilha teria acesso aos cadernos de questões, antes da data de aplicação das provas, podendo passar as respostas aos candidatos envolvidos ou ainda por ponto eletrônico durante a realização do concurso.

Quando a operação foi deflagrada, a PF expediu 34 mandados de busca e apreensão, sendo 21 na Grande São Paulo, um no Rio de Janeiro, três na região de Campinas e nove na Baixada Santista.

Também foram expedidos doze mandados de prisão temporária, de forma que seis acusados foram soltos após o fim da prisão temporária (geralmente de cinco dias) e outros seis tiveram a prisão preventiva de 30 dias decretada e continuam presos.


Dr. Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato
Vice-Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário