quinta-feira, 28 de abril de 2011

FRASES

FRASES.

"o meu governo está DIUTURNAMENTE, E ATÉ NOTURNAMENTE, atento a todas as pressões inflacionárias, venham de onde vier, e fazendo permanente análise dela”.


A frase é de nossa presidente, Dilma Roussef,durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Ela estava calada... Mas voltou, voltou, voltou para nos trazer alegria.

Vamos a uma pequena aula, e de graça, com Reinaldo Azevedo:

O adjetivo “diuturno” não se refere a “dia” — não é sinônimo, por exemplo, de “diariamente” ou de “dia após dia”. O “diuturno” é aquilo que se prolonga no tempo, que subsiste, de dia ou de noite. Uma preocupação diuturna vai além das 18h, atravessa a noite e a madrugada. Se Guido Mantega, por exemplo, tem um “problema diuturno”, ele certamente dormirá antes de resolvê-lo. É o mesmo significado do adjetivo “diutinus”, em latim.

Ensina Francisco Torrinha, no “Dicionário Latino Português”, que o adjetivo “diuturnus”, sinônimo de “diutinus”, sofreu a influência de “diurnus”. Resulta do cruzamento dessas duas palavras, mas o significado permanece inalterado: é aquilo que se prolonga no tempo, jamais o que acontece durante o dia.

Assim, "prafrentemente", Dilma pode se contentar com o “diuturnamente” para designar o modo como ela se ocupa da inflação, embora, muito "guidamente", o governo pareça não saber o que fazer nem diária nem noturnamente… Culpa da tal “expansão intensa da liquidez internacional”. Obviamente!


Dr. Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato
Vice-Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário