quarta-feira, 20 de julho de 2011

Novo presidente da UNE é ligado ao PCdoB e ao governo federal

Novo presidente da UNE é ligado ao PCdoB e ao governo federal

Por Isonilda Souza. Algumas considerações em seguida.

Com mais de 75% dos votos, Daniel Iliescu, de 26 anos, foi eleito neste domingo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) para os próximos dois anos. Ele é ex-presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro e estuda Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio. Iliescu encabeçou a chapa ligada à atual diretoria, comandada pela União da Juventude Socialista, vinculada ao PCdoB. Com isso, a UNE continuará politicamente bem próxima do governo federal.

A eleição foi no Ginásio Goiânia Arena, no fim do 52º Congresso da UNE realizado desde quarta-feira, com oito mil estudantes. A chapa Movimento Unificado Para Mudanças no Brasil recebeu 2.369 votos, e a segunda colocada, 581. Das sete chapas inscritas, apenas quatro concorreram. Uma desistiu em protesto contra a atual diretoria, e duas se aliaram ao grupo do PCdoB.

O grupo eleito comanda a UNE há mais de 20 anos. Iliescu promete manter o bom relacionamento com o governo, que teria aberto as portas à UNE nos últimos anos, principalmente no governo Lula. No local da votação havia faixas e banners de partidos políticos como PT, PCdoB, PMDB, PTB, além de imagens de Che Guevara e Lula. O congresso teve custo de R$ 4 milhões, financiados com verbas da Petrobras e com infraestrutura cedida pelo governo de Goiás e pela Prefeitura de Goiânia. Segundo Iliescu, ser bancado com verbas do governo não torna o movimento chapa-branca: “O governo sempre financiou outras entidades e a imprensa nunca criticou. Isso não influencia nossa política de reivindicações, que são contrárias ao que prega o governo.”

Integrantes da Juventude do PSDB se inscreveram e aproveitaram para protestar: “A UNE é bancada pelo governo, e achamos que deve ser independente. Somos contra a atual diretriz imposta pelos militantes do PCdoB”, criticou o estudante de administração da FAAP Rafael Goffi, que é diretor da UNE e entrou na briga para tentar obter mais duas diretorias para seu grupo.
______________

Tenho cá alguams indagações:

O presidente da UNE tem 26 anos, certo? Não conheço sua vida pessoal, mas se entrou na universidade com 18 anos poderia estar concluindo seu segundo curso superior..... Tudo bem..., vá lá, outros presidentes da UNE também eram tiozinhos.

O PC do B manda na UNE, em composição com o PT e grupelhos esquerdistas, desde a sua reorganização. A entidade é financiada por organismos oficiais e empresas estatais. Ou seja, nós pagamos o cafezinho da galera!

O novo presidente acha que isso é normal, que está tudo bem, pois afirma que o governo também financia “outras entidades”. Quais “outras”? Deve se referir aos “movimentos sociais” e sindicais...., não?

As perguntas seguem:
- A entidade é dirigida por um estudante que é do PC do B?????
- Ou ela é dirigida pelo PC do B, que escolhe alguém do quadro, que seja estudante, para dirigi-la?
- O presidente é um universitário que usa o PC do B para fortalecer a UNE?
- Ou ele é um militante do PC do B que usa a UNE para fortalecer o PC do B??????

E tem mais. As eleições na UNE não são diretas!


Dr. Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato
Vice-Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário