segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mendes Ribeiro é o novo Ministro da Agricultura

Mendes Ribeiro é o novo Ministro da Agricultura


Valor on line:



Mendes Ribeiro discursa, observado pelo antecessor Wagner Rossi: "É preciso caminhar junto com os que sabem fazer"



O novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, foi empossado ontem, durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília. Apesar de não falar em "faxina" em seu ministério, ele assumiu a Pasta dizendo que pode mudar a qualquer momento, integrantes da Agricultura ou da diretoria da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), antes mesmo da conclusão da investigação da Controladoria-Geral da União (CGU), que deve se encerrar em até 45 dias.
Mendes Ribeiro disse que vai buscar a "melhor equipe disponível". Segundo ele, o ministro da CGU, Jorge Hage, disse que teria entre 30 a 45 dias para completar a tarefa. "Até lá vou entrar na Conab consciente do grupo técnico que se encontra lá. A Conab é muito importante para a agricultura brasileira. Eu vou conversar e, se tiver que mudar, eu vou mudar", disse.

O novo ministro afirmou que assume o cargo com a consciência de que o sucesso depende de vários fatores: "Acredito na valorização do servidor e no conhecimento técnico. É preciso caminhar junto com os que sabem fazer. Gestão pública com qualidade e eficiência."

Durante seu discurso, Mendes Ribeiro também elogiou seu antecessor, Wagner Rossi, e disse que não vai chegar querendo mudar o que não precisa. O ex-ministro deixou o cargo pressionado por denúncias de corrupção e tráfico de influência. Em discurso durante a solenidade, Rossi fez um balanço de seu mandato e elogiou a presidente Dilma Rousseff e o vice, Michel Temer: "Deixei o ministério com uma produção agrícola recorde. Finalizo desejando ao meu sucessor, amigo e companheiro, o maior sucesso. Terá o mesmo apoio que eu tive no Congresso, na Câmara e no Senado, nos ministérios e, sobretudo, no agronegócio."

Em seu discurso, a presidente Dilma Rousseff, disse que a escolha de Mendes Ribeiro foi "oportuna" e "feliz". Ela disse que Mendes Ribeiro é um grande brasileiro e que conhece a competência de seu novo auxiliar. Durante seu discurso, a presidente fez um breve histórico do Ministério da Agricultura citando o investimento recorde de R$ 107 bilhões na safra 2011/2012. Dilma pediu uma luta contra práticas protecionistas de outros países e atenção ao abastecimento do mercado interno.

Dilma também citou o ex-ministro: "Ao deixar o meu governo, [Rossi] deixa também herança de êxitos e bons resultados. Quero destacar que o Plano Agrícola 2011/2012 será executado por Mendes Ribeiro e tenho certeza de que será bem executado", afirmou.

Durante seu discurso, Mendes Ribeiro prometeu buscar recursos para o seguro aos produtores, para resolver o problema do endividamento dos agricultores, para a defesa agropecuária e para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele disse que já marcou uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tratar de seguro rural. Segundo ele, cerca de R$ 140 milhões do programa foram contingenciados este ano.

O ministro disse que teria uma reunião, ainda ontem, com o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, pois considera o uso da tecnologia no campo um item fundamental. Mendes Ribeiro garantiu que a empresa terá 100% de seu orçamento anual disponível e todo o apoio necessário para continuar com os avanços nas pesquisas.

Mendes Ribeiro disse também que técnicos da Pasta estão concentrados na negociação com autoridades da Rússia para retomar a exportação da carne produzida no Brasil para aquele país. Embora considere que o mercado russo "possui peculiaridades", o ministro disse que a situação está sendo discutida para que o embargo chegue ao fim.


Dr. Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato
Vice-Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário