segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ENEM - A hora do espanto

ENEM - A hora do espanto. Gabarito entregue em branco também tem nota.
Ou, mais uma do modelo Fernando Haddad de educação.



O professor Wagner Rodrigues Machado envia a seguinte informação para a Revista Veja:


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Escrevi uma carta para o MEC pedindo algumas explicações sobre um fato curioso na minha nota do Enem, como vocês podem observar.
O texto enviado ao Inep pode ser lido abaixo:

“Bom dia! Gostaria de obter um esclarecimento. Sou professor e fiz o Enem 2011 para conhecer melhor a prova e, dessa maneira, poder orientar os meus alunos. Compareci somente no segundo dia e resolvi as provas, mas NÃO PASSEI NENHUMA ALTERNATIVA PARA O GABARITO OFICIAL. Como vocês explicam o fato de eu ter obtido as notas abaixo mesmo sem ter marcado nenhum item no gabarito oficial?
(...)
Segundo dia - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 304.2 Presente
Segundo dia - Matemática e suas Tecnologias: 321.6 Presente
Fico aguardando o contato de vocês.


A RESPOSTA DO ENEM:

Prezado(a) Sr(a) Wagner Rodrigues Machado,
O protocolo de n° 7097XXX, foi finalizado em 5/1/2012, às 11:16 pela área responsável.
“É comum buscarmos uma correspondência entre a quantidade de acertos (Teoria Clássica) e a proficiência pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Contudo, apesar de haver uma correlação alta entre as duas teorias, essa correspondência não é exata. Na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o cálculo da proficiência leva em consideração uma totalidade maior de informações extraídas a partir das respostas dos participantes da avaliação: nível de dificuldade do item, a qualidade do item e, sobretudo, a coerência entre o conjunto de itens que o participante acertou. Outra confusão frequente refere-se a comparar o número de acertos de uma área do conhecimento com o número de acertos em outra área. Ter acertado 40 itens em uma área não significa ter uma proficiência maior do que em outra área cujo número de acertos foi 35. Por serem áreas do conhecimento distintas, não é possível fazer uma relação direta entre as escalas. Além disso, o número de itens por nível de dificuldade faz a diferença, assim como as demais características psicométricas dos itens.
O Enem não é pontuado de 0 a 1000 e sim da nota mínima e a nota máxima. O participante que comparecer ao local de prova e assinar as listas necessárias já terá a média mínima. Lembramos que nenhum participante, comparecendo ao local de prova e seguindo as instruções necessárias, terá a nota menor que a média de cada área”.
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Então ficamos assim.

Fernando Haddad criou o maior vestibular do Brasil sob o pretexto de acabar com os vestibulares. Não conseguiu nem garantir o sigilo da prova.

Fica evidente que, apesar de um gabarito em branco ser apenas um gabarito em branco, a avaliação do MEC é a de que o aluno possui o mínimo de conhecimento em cada matéria da prova. É espantoso. É contra a lógica. Chega a ser ridículo.

Este senhor, sob os cuidados de Lula, pretende ser prefeito de São Paulo....

Como será o modelo Fernando Haddad de administrar prefeituras?


Dr. Luiz Arnaldo de Oliveira Lucato
Vice-Presidente

Um comentário:

  1. Estadão: O novo Enem está no 3º ano e em todos eles houve problemas. Não era possível prever falhas?

    Haddad: Mas nós vamos ficar falando só de Enem? Há quantos anos existe o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tem 2% do tamanho do Enem? A Polícia Federal apurou fraude em cinco edições.

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